O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e Rede Globo assinaram, nesta sexta-feira (23), termo de cooperação para disseminação de conhecimento sobre TV Digital, intitulado Patrulha Digital. A assinatura marcou o início das atividades do Congresso da Federação Mundial dos Colleges e Politécnicos (WFCP) e Reditec 2016, realizado em Vitória-ES durante os dias 23 e 27 de setembro.

O acordo foi oficializado durante a reunião ordinária do Conif e visa à criação de grupos de multiplicadores do conhecimento sobre digitalização por meio da capacitação de estudantes dos Institutos Federais. A Globo realizará a capacitação dos alunos por meio de aulas com profissionais da emissora e de instituições parceiras. Os discentes da Patrulha Digital atuam voluntariamente, tirando dúvidas da população e auxiliando na correta instalação de equipamentos. O programa tem o objetivo de fomentar a conversão, instruir a população a respeito do processo de instalação dos conversores e realização de pesquisas sobre o grau de conhecimento do processo de digitalização.

De acordo com o presidente do Conif, Marcelo Bender Machado, a experiência possibilita o contato de estudantes com tecnologia de ponta por meio da troca do sinal analógico pelo digital. “Nossos alunos poderão aprender muito com esse contato direito. Seremos responsáveis por levar essa tecnologia à comunidade e esse contato direto está no DNA de nossas instituições”, afirma.

A capacitação dos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica seguirá o cronograma de desligamento do sinal analógico proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação. De acordo com o diretor de Projetos Especiais da TV Globo, André Dias, o projeto é uma oportunidade de colaboração dos IFs com a população mais carente. “O Patrulha Digital pretende possibilitar que todas as pessoas tenham acesso à melhor qualidade de som e imagem que a TV digital possibilita. É importante essa parceria entre a Globo, Institutos e outros envolvidos para que a gente possa cumprir a nossa função social também”, comenta.

As primeiras instituições a efetivar a parceria foram o Instituto Federal de Goás (IFG) e a anfitriã do evento, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). De acordo com o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, o convênio é uma oportunidade de realizar trabalho de Extensão e irá oportunizar aos discentes a participação em atividades práticas fora do laboratório. “A ação pode transmitir uma imagem à população que os alunos das nossas Instituições são formados para solucionarem problemas reais. Essa visão da sociedade é muito importante para o futuro profissional deles”, afirma.

Conif – A reunião do Conif ocorre de forma segmentada durante o evento. Os gestores da Rede Federal iniciam as discussões na manhã da sexta-feira  e finalizam as pautas do colegiado com encontro durante toda a terça-feira (27).

Gustavo Martins – Reditec/WFCP 2016