Complementando a programação simultânea de conferências, reuniões, palestras e seminários, o público participante do Congresso Mundial da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP) e da 40ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) tem a oportunidade de troca de experiências, informações e conhecimentos nos estandes da área de exposição do evento, além de poder apreciar manifestações da cultura capixaba.

Universidades e instituições de ensino profissional e tecnológico da China (Qingdao Technical College), Alemanha ( representada pela Steinbeis University Berlin) e País Basco (Vetibac) oferecem possibilidades de intercâmbio para cursos de formação, graduação e pós-graduação em áreas que vão da engenharia, mecatrônica, passando por administração de empresas, moda e gastronomia.

O que há de mais atual em tecnologia e infraestrutura, visando a pesquisas científicas, aos laboratórios e ao ensino, pode ser conferido em protótipos e simuladores nos estandes das empresas expositoras. São inovações e soluções em processos e equipamentos de automação, laboratoriais, e desenvolvimento de energias renováveis sustentáveis: eólicas e por intermédio de células fotovoltaicas e de hidrogênio.

As empresas que participam do WFCP com estandes são a Fortline, Fischer, Pleimec, Systema 290, Nova Didacta, DK8, TKNICA, Use Móveis, CIDEPE e Editora Érica.

A produção cultural capixaba também está presente e representada pelas tradicionais panelas de barro, das Paneleiras de Goiabeiras, e pelas casacas do município de Serra, trazidas pelo artesão Tute. Já a exposição de arte “Entreolhares” traz as obras de seis artistas capixabas, e apresenta o olhar dos autores sobre o ambiente que nos cerca, convidando o público à interatividade. Algumas obras fazem parte do acervo do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES).

Crédito: Mosaico Imagem