Vitória, capital do Espírito Santo, é o ponto de partida para a maioria das rotas turísticas do Estado. A cidade, uma das três ilhas-capitais do País, tem o desenvolvimento sustentável como uma de suas marcas e desponta entre as que mais crescem em termos econômicos no Brasil. Entretanto, as grandes oportunidades de negócios estão sempre alinhadas com a preservação de sua história, de sua cultura e de seus ecossistemas.

Com uma população de 327.801 habitantes, Vitória é um ótimo lugar para se viver. Extremamente aconchegante, a cidade está entre as dez melhores do Brasil para trabalhar. Comparativamente às demais capitais do País, tem a segunda melhor qualidade de vida, o terceiro melhor índice de desenvolvimento humano (IDH) e o maior produto interno bruto (PIB) per capita.

Sua economia está baseada nas atividades portuárias, no comércio e na prestação de serviços. Com uma posição geográfica estratégica, a capital é um dos principais pontos de escoamento da produção nacional. Para isso, conta com uma excelente infraestrutura logística. Suas vias de acesso compreendem, além de rodovias em ótimas condições, dois grandes portos – o de Vitória e o de Tubarão –, ferrovia e um aeroporto.

Fundada em 1551, Vitória conserva vários exemplares arquitetônicos da época. São casarios, igrejas, palácios e escadarias. A maior parte desse acervo está no Centro da cidade. A riqueza de sua história, a beleza de seus parques e de suas praias – muito visadas para esportes náuticos – e suas características econômicas atraem turistas de várias partes do mundo, interessados em lazer e em oportunidades de negócios, o que faz da capital capixaba um local com grande vocação turística.