A 40ª Reditec chegou ao fim, nesta segunda-feira (26), com uma cerimônia para consolidar os compromissos e discussões firmados durante os quatro dias de evento em que gestores da Rede Federal partilharam experiências exitosas, dificuldades e expectativas sobre a educação pública e tecnológica.

O ponto alto do encerramento foi a apresentação da Carta de Vitória, um documento em que os dirigentes comprometem-se com a luta pela qualidade da educação e se posicionam sobre a atual situação política do Brasil. Lida pelas reitoras do Ifap, Marialva Almeida, e do IF Farroupilha, Carla Jardim, a carta traz o posicionamento da Rede sobre cinco temas específicos: a reforma do Ensino Médio; a PEC 241, que fixa limites de investimento pelo governo; o PL 257m que trata dos direitos trabalhistas, o quadro orçamentário e financeiro de 2016; e a LOA 2017.

De modo geral, o documento ressalta os prejuízos que podem afetar a oferta da educação profissional e defende a Rede Federal enquanto política de Estado. Ele também convida a uma mobilização nacional para debater os temas pontuados com servidores e alunos. “Não pensamos em paralisação das atividades, mas sim, em um grande debate a ser realizado em todas as instâncias. Queremos que servidores e alunos discutam estes temas, e que os gestores o façam com parlamentares, de modo que todos compreendam a importância da Rede Federal e o quanto ela precisa ser fortalecida frente às decisões políticas recentes”, explicou Carla Jardim.

Confira a carta na íntegra.

Reconhecimento

Ainda durante a solenidade, o Conif premiou com medalhas nove gestores e duas colaboradoras externas pela contribuição dada à educação profissional. Foram contemplados Adelmo Carvalho Santana (IF Sertão-PE), Belchior de Oliveira Rocha (IFRN), Cláudia Sansil (IFPE), Élio de Almeida Cordeiro (Ifes), Emanuel Alves de Moura (IFRR), Francisco Sobral (IFRJ), Luiz Caldas (IFF), Maria Neusa Pereira (IFRR), Marcelo Lima Leite (IFB), a diretora de parcerias internacionais dos Colleges e Institutos Canadá (Cican), Marie-Josée Fortin, e a senadora Rose de Freitas.

Fortin saudou os presentes em Português, agradeceu a medalha e destacou a importância das parcerias feitas entre o Cican e o governo brasileiro. “Divido este prêmio com todos vocês que fizeram de mim o que sou hoje: uma pessoa motivada a construir um mundo melhor através da educação profissional. Nossa história no Brasil começou há 15 anos, com o Programa Mulheres Mil e, posteriormente, o Ciência Sem Fronteiras. Hoje, temos alunos de Institutos Federais amplamente beneficiados pelas duas parcerias, de modo que queremos reforçar cada vez mais os laços com este país. Estamos com o Brasil e sempre estaremos”, afirmou.

Descontração e preparo para a Reditec 2017

O sorteio de um tablet feito por patrocinadores do evento deu o clima de descontração ao encerramento da Reditec. Contemplado, o diretor do campus Eirupemer do Instituto Federal do Amazonas, Adanilton Rabelo, comemorou o presente. “Fecha com chave de ouro a minha participação neste evento maravilhoso que foi a 40ª Reditec, realizada em conjunto com o congresso da WFCP. Após a experiência vivida aqui, percebemos o potencial que a Reunião de Dirigentes tem para ser um evento internacional, e vamos trabalhar para que seja consolidado desta forma, levando a expertise dos IFs aos demais países do mundo”, avaliou.

A solenidade terminou com o anúncio da sede da próxima Reditec, que acontecerá em João Pessoa, na Paraíba. O reitor do IFPB, Nicácio Lopes, parabenizou a organização da 40ª edição e convidou a todos para reunirem-se novamente em 2017. “Vamos trabalhar para manter o padrão elevado da Reditec, com a certeza de que nossa equipe se esforçará ao máximo para oferecer o melhor a vocês”, concluiu.

Gabriela Lapa Teles Barbosa – WFCP/Redotec 2016.