No segundo dia das atividades do International Youth Camp, realizado nesta terça-feira (20), o Campus Itapina, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), recebeu os visitantes para dar continuidade às discussões que vão fomentar a participação deles no Congresso da Federação Mundial dos Colleges e Politécnicos (WFCP). O acampamento reúne 34 jovens alunos de diversas instituições de ensino, brasileiras e internacionais, e é um pré-evento do congresso – que será realizado desta sexta-feira (23) até o dia 27, em Vitória.

Os temas norteadores do segundo dia foram empreendedorismo e desenvolvimento de lideranças, destacando importância do respeito às diferenças, valorizando a comunicação e a busca de soluções conjuntas para a resolução de problemas.

Os alunos do campus se juntaram para receber os youth campers, junto com o diretor-geral, Anderson Matias Holtz; o diretor de Pesquisa e Extensão, Leandro Pinho; o diretor de Administração, Geraldo de Araujo; a pedagoga e a coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), Denilce Salvador; e outros professores. Dentre os estudantes, cerca de 20 fluentes em língua inglesa acompanharam os convidados ao longo dia.

O aluno James Drauty Mendes David Junior, do Curso Técnico Integrado de Agropecuária, foi um dos que estiveram junto aos visitantes, conduzindo-os, inclusive, pela experiência no Jardim Sensorial do Campus Itapina, um projeto de extensão que visa à estimulação dos sentidos por meio do contato com diferentes espécies de plantas. “O contato com alunos de outros lugares do Brasil e do mundo é uma oportunidade que vai além da prática do idioma, mas também conhecer novas pessoas e novas ideias para resolver problemas de forma conjunta”, ressaltou ele.

Além dos facilitadores da Aiesec, rede global voltada para o desenvolvimento da liderança jovem, os youth campers também puderam trocar experiências com o diretor da Federação Capixaba do Jovem Empreendedor, Ricardo Frizera.

Veja fotos do segundo dia do Youth Camp: