youth_camp_01

Conhecer novas pessoas, culturas e muito além: trocar ideias para a construção de uma sociedade mais sustentável, a partir de suas comunidades locais e, consequentemente, impactando todo o planeta. Esse foi o ritmo do primeiro dia do International Youth Camp, um dos pré-eventos do Congresso da Federação Mundial dos Colleges e Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês), que reúne jovens alunos de diversas instituições de ensino, brasileiras e internacionais.

A programação do Youth Camp teve início nesta segunda-feira (19), quando os visitantes foram recebidos no Campus Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Na abertura das atividades, deram as boas-vindas aos jovens o reitor Instituto, Denio Rebello Arantes; o diretor-geral do campus, Ricardo Paiva; e os diretores de Pesquisa e Pós-graduação, Marcia Lima; e de Extensão, Sergio Zavaris.

Diferentes projetos ligados à sustentabilidade, desenvolvidos no campus, foram apresentados por professores e alunos de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. Para o participante do Youth Camp, Jonathan Carvalho, do curso técnico integrado em Edificações, do Instituto Federal da Paraíba, este é um tema atual sobre o qual ainda há muito a discutir para encontrar soluções a partir da troca de conhecimento.

Ao longo do dia, os youth campers (termo em inglês para se referir aos participantes do Youth Camp) se envolveram em variadas dinâmicas de integração para conhecerem uns aos outros, e também em atividades de reflexão e debate sobre o tema norteador das discussões do dia, conduzidos por facilitadores da Aiesec Vitória, escritório regional da rede global de jovens para estimular o desenvolvimento de liderança de seus membros. Além do Campus Vitória, foram realizadas atividades no Museu Vale, em Vila Velha, quando eles puderam observar um pouco mais da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Compartilhar o conhecimento adquirido a partir da experiência do Youth Camp é um dos objetivos da aluna do curso de Desenvolvimento de Sistemas para Internet, do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, Barbara de Castro. “Tudo que vivemos hoje foi muito importante e mexeu com cada um, para provocar um real compromisso pessoal com o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Todas as atividades que serão desenvolvidas ao longo dos quatro dias do Youth Camp subsidiarão a participação ativa dos jovens nas discussões durante o congresso da WFCP, cujo tema central é “O papel da Educação Profissional no Século 21”. Nos dias seguintes, os youth campers conhecerão os campi Itapina, Venda Nova do Imigrante e Serra.

Para saber mais sobre a Aiesec, acesse: http://aiesec.org.br.

Veja fotos do primeiro dia do Youth Camp: