Na manhã desta sexta-feira (23), reuniões de sete fóruns do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) deram início às atividades da programação do Congresso Mundial da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP) e da 40ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).

Os fóruns são órgãos de assessoramento das câmaras temáticas do Conif, compostos por um representante de cada instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e, durante o WFCP, acontecem os encontros dos Dirigentes de Ensino (FDE), Desenvolvimento Institucional (FDI), Educação do Campo (Forcampo), Assessores de Relações Internacionais (Forinter), Planejamento (Forplan), Pró-Reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Forpog) e Pró-Reitores de Extensão (Forproext). Veja alguns dos debates que foram feitos:

Forplan cria comissões de trabalho para elaboração do orçamento 2018
A preocupação com o orçamento norteou as discussões da reunião do Fórum de Planejamento e Administração (Forplan). Foram criadas nove comissões de trabalho para constituir uma proposta de matriz orçamentária que contemple as necessidades da Rede em 2018, que evolve oferta de cursos, infraestrutura de expansão, realização de eventos institucionais – a exemplo dos Jogos dos Institutos Federais e a própria Reditec – manutenção da educação a distância e atendimento aos estudantes portadores de necessidades específicas.

O ensino a distância (EAD) também foi debatido durante o Fórum dos Dirigentes de Ensino (FDE), ocasião em que foi apresentado o documento com as diretrizes para a institucionalização do EAD, que vem sendo elaborado pelo Grupo de Trabalho comandado pela diretora do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Vanessa Battestin.

Programas de intercâmbio com Canadá e com Reino Unido
Apesar do momento econômico pelo qual o país atravessa, duas chamadas públicas para programas de bolsas de estudo com o Canadá e o Reino Unido foram celebradas pelo coordenador do Fórum de Assessores de Relações Internacionais (Forinter), Gutenberg Albuquerque, do Instituto Federal do Ceará.

No Programa de Bolsas de Estudo Canadá-Brasil, em parceria com o CICan (Colleges and Institutes Canada), foram selecionados, inicialmente, dez estudantes de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para o intercâmbio em instituições canadenses, no período de setembro de 2016 a dezembro de 2017. Já o Programa Brasil-Reino Unido para formação de professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica contemplará 15 professores. São parceiros do Conif nesta iniciativa a Associação dos Colleges do Reino Unido (AoC); a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e o Prosperity Fund do Governo Britânico (FCO).

Implantação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
A implantação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), recentemente aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes), foi a pauta do Fórum dos Dirigentes de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog).

“Esse mestrado é uma antiga demanda dos nossos servidores porque será desenvolvido em rede, abrangendo todas as regiões do país”, explica o coordenador do Forfpog, José Luiz de Andrade Rezende Pereira, do Instituto Federal do Sul de Minas. Serão implantados 18 polos, com oferta inicial de 400 vagas para servidores docentes e técnico-administrativos no primeiro semestre de 2017, além do público externo.

Mudanças no ensino médio preocupam pró-reitores de extensão da Rede
O coordenador do Fórum de Pró-reitores de Extensão (Forproex), Wilson de Andrade Matos, do Instituto Federal de São Paulo, destacou a importância de o grupo reunir-se no momento em que o governo federal propõe mudanças para o Ensino Médio. Segundo Matos, os pró-reitores devem analisar as consequências que essas mudanças podem acarretar, particularmente no tocante aos programas de extensão.
“Estamos num momento em que as Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica terão de se firmar como frente de resistência aos retrocessos indicados no cenário nacional”, afirma o coordenador do Forproex.

Gabriela Lapa Teles Barbosa e Suely Leitão da Conceição – WFCP/Reditec 2016

Crédito: Mosaico Imagem