Gestores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica assistiram à apresentação sobre a construção do planejamento estratégico do Conselho Nacional dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) na manhã desta segunda-feira (26). A atividade faz parte da programação da 40ª Reditec, que está sendo realizada em Vitória (ES).

De acordo com o presidente do Conif, Marcelo Bender, o objetivo do planejamento é garantir ao conselho maior participação na elaboração de políticas para o futuro dos institutos federais e garantir a consolidação dos IFs com efetiva transformação da Rede Federal em política de Estado.

Para o consultor Peter Dostler, da School of International Business and Entrepreneurship, o planejamento deve fazer com que Conif se posicione com mais energia, apresentando mais propostas à sociedade. “Entendemos no ambiente interno o que o Conif pode melhorar. No ambiente externo observamos fatores políticos, econômicos, sociais, ambientais. Depois disso desenharemos o novo modelo de atuação do Conselho, mais alinhado à criação de políticas para os institutos”, explica.

Para o consultor, o ponto vital deste planejamento é a organização sistemática e a transparência de dados da atuação dos Institutos Federais para a garantia da manutenção de seu protagonismo na área de Educação Profissional e Tecnológica do país. “Neste momento de turbulência política, a Rede Federal precisa de indicadores fortes e metas claras, pois, independentemente de quem assuma o  país, a Rede Federal precisa mostrar qual seu impacto na sociedade. Ouvimos histórias em todo lugar que visitamos, mas não vemos indicadores claros e organizados de maneira sistêmica”, comentou.

Marcelo Bender, explica que a metodologia de construção do documento passa pela visita a todos os Institutos. Até o momento, metade das instituições foi visitada pela empresa contratada para a elaboração do projeto. “Iremos retomar estas visitas, sempre acompanhadas de membros da diretoria do Conif, em outubro, e pretendemos finalizar até dezembro para que a construção seja mais democrática”, afirmou.

Nas instituições, as pesquisas são realizadas nas Reitorias, com a participação de gestores sistêmicos, incluindo a aplicação de 10 perguntas sobre a percepção dos participantes em relação ao Conif e à visão de futuro para a Rede.

Representante da Setec garante compromisso com Institutos Federais

Em discurso que precedeu a apresentação de construção do Planejamento Estratégico do Conif, o coordenador nacional do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (Nepi) da Setec, Edmar Moraes, representando o secretário da Setec, Marcos Viegas, reafirmou o compromisso com a Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. “Desde quando estamos à frente da gestão, nossa posição foi de alargar ao máximo esse entendimento perante todos os atores envolvidos com a Educação Profissional e Tecnológica”, afirmou.

Para Edmar, os desafios da Educação Profissional e Tecnológica estão intimamente ligados à construção de um país com justiça social. “Tenho a certeza que avançaremos ainda mais na importância da Educação Profissional e Tecnológica nesse país”, afirmou, encerrando seu discurso.

Gustavo Martins – Reditec/WFCP 2016