Institutos Federais compartilharam Experiências Exitosas em Ensino durante programação do Congresso Mundial WFCP e Reditec 2016. O encontro, realizado na tarde do sábado (24), e reuniu gestores de Ensino de todo o Brasil para a troca de informações sobre projetos na área.
A atividade foi mediada pelo pró-reitor de Ensino do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Virgilio Tavira Erthal, e contou com apresentação de dez relatos. Para Virgílio, a troca de informações pode ajudar as instituições a atuarem com maior assertividade na implantação de projetos de Ensino. “Que estas experiências possam servir de modelo para implantarmos em nossas instituições e melhorar a qualidade do ensino ofertado”, afirma.
Das dez atividades classificadas para o evento, três são do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), anfitrião do evento. O Instituto apresentou os projetos Planador 2016: 110 anos do voo do 14 BIS; Transferência de Tecnologia e Treinamento em Inglês; e Leds: integrando ensino, pesquisa e extensão para promover uma educação de excelência.
O projeto Leds destaca a importância de aliar a teoria aprendida à aplicação de problemas práticos, do cotidiano das comunidades, estimulando nos alunos e professores o desenvolvimento de habilidades e atitudes importantes para a sociedade, para o mercado de trabalho e para sua vida. De acordo com o professor Paulo Sérgio dos Santos Júnior, autor do projeto, a iniciativa já teve o aporte de empresas, órgãos de fomento e auxílios de laboratórios de pesquisas do Ifes e da Ufes e criou soluções de real impacto na comunidade.
Dentro os projetos desenvolvidos no Leds, destaca-se o Sistema de Informação de Notificação e Captação de Córnea (Sinpac), que teve como desafio automatizar o processo de notificação e captação de córneas do estado do Espírito Santo por meio de um sistema on-line que integra os hospitais ao Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Espírito Santo da Secretaria de Estado da Saúde (CNCDO/ES). “Anteriormente essa notificação era feita via fax e gerava um volume grande de papel e demora”, explica.
De acordo com Virgílio, a experiência exemplifica que os IFs devem fazer a diferença nas comunidades e formar profissionais que atuem como agentes transformadores. “Vemos o quanto podemos crescer ao compartilhar experiências positivas. Temos que valorizar nossa Rede enquanto Instituição de formação de profissionais e valores humanos”, encerra.
Confira a lista de trabalhos aprovados
Confira os resumos dos trabalhos apresentados
Gustavo Martins – Reditec/WFCP 2016
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