A Federação Mundial de Colleges e Escolas Politécnica (WFCP, em inglês) realizou neste sábado (24) a entrega dos prêmios de excelência internacional por projetos inovadores na área de educação profissional e tecnológica. A cerimônia integrou a programação do 8º congresso mundial da entidade, realizado junto à 40ª Reditec, em Vitória (ES).

Foram reconhecidos os três melhores projetos inscritos nas categorias Acesso ao Ensino e Emprego; Pesquisa Aplicada e Inovação; Empreendedorismo; Escolas Verdes; Altas Habilidades Técnicas, Desenvolvimento de Lideranças; e Serviços de Suporte ao Estudante.

“Esta é a segunda edição deste prêmio, concedido pela primeira vez no Congresso WFCP de Pequim, e registramos duas vezes mais trabalhos inscritos. Isto fez com que a escolha do júri fosse muito mais criteriosa e difícil, devido à qualidade dos projetos apresentados”, afirmou o presidente do júri desta edição do WFCP, Martin Riordan.

Entre os 21 trabalhados agraciados com medalhas do WFCP, 12 são de instituições do Canadá, seis da China, um do Reino Unido, um dos Estados Unidos e outro do País Basco (Espanha).

Vencedora da categoria Escolas Verdes, a Durham College, do Canadá, foi premiada pela iniciativa Center for Food, complexo que abriga restaurantes com certificação sustentável, lojas de varejo na área de alimentação, além de salas de aulas, laboratórios, estufa e plantações agrícolas.

“O projeto foi desenvolvido a partir da análise do mercado de nossa região, que mostrava para um crescimento na geração de emprego nas áreas de hospitalidade, turismo e agricultura. Desenvolvemos o projeto sem financiamento público, com a filosofia de poder trabalhar toda a cadeia alimentar, do campo ao garfo, de forma sustentável”, explicou Tanya Roberts, uma das integrantes da equipe responsável pela iniciativa.

Na categoria Desenvolvimento de Lideranças, o prêmio ficou com a Colleges and Institutes Canada (CICan), que trabalha com outras instituições do país no desenvolvimento de novos conceitos de administração e no estímulo ao surgimento de novos líderes no sistema educacional canadense.

A presidente do CICan, Denise Amyot, destacou a premiação maciça das instituições canadenses nesta edição do WFCP, ressaltando que a conquista da CICan é de todos os colleges e politécnicas do país.

“Nós trabalhamos com o planejamento da sucessão de gestores nas instituições, detectando as habilidades e ferramentas necessárias de acordo com as características da entidade. Este reconhecimento só é possível porque nosso modelo é aceito e adotado por elas”, disse.

Os projetos reconhecidos em cada categoria serão abordados durante os Seminários dos Grupos de Afinidade, previstos na programação vespertina deste domingo (25) do Congresso da WFCP.

Veja a relação de vencedores:

Categoria Vencedores
Acesso ao Ensino e Emprego Holland College – Canadá
North Island College – Canadá
Wuhan Rallway Vocational College of Technology – China
Pesquisa Aplicada e Inovação British Columbia Institute of Technology (BCIT) – Canadá
Lambton College – Canadá
CIFP Aretxabaleta Lanbide Eskola Lhii – País Basco (Espanha)
Empreendedorismo Nanjing Institute of Industry Technology – China
Olds College – Canadá
Lambton College – Canadá
Escolas Verdes Durham College – Canadá
Cégep Limoilou – Canadá
Guidaojiaotong Polytechnic Institute (GPI) – China
Altas Habilidades Técnicas Burton and South Derbyshire College – Reino Unido
Handan Polytechnic College – China
Georgian College of Applied Arts and Technology – Canadá
Desenvolvimento de Lideranças Colleges and Institutes Canada – Canadá
Centennial College – Canadá
Lakeland College – Canadá
Serviços de Suporte ao Estudante Qingdao Technical College – China
Northeast Community College – Estados Unidos
Yangzhou Polytechnic Institute – China

Vinícius Villas Boas Neto Bazenga Vieira – WFCP/Reditec 2016.

Veja galeria de fotos:

*Mosaico Imagem.