Após quase uma semana de atividades, incluindo os pré-eventos, o Congresso Mundial da WFCP terminou, neste domingo (25), em clima de celebração pelo futuro da educação profissional.

Ao som de marchinhas tradicionais de carnaval, a banda Thiago Brito Samba percorreu o pátio central do evento conduzindo congressistas, autoridades e organizadores até o auditório Vitória, onde foi realizada a solenidade de encerramento.

A animação que tomou conta dos participantes foi tamanha, que até quem estava com dificuldade de locomoção entrou na brincadeira. A youthcamper Bruna Rocha Raupp deixou a muleta de lado para dançar e fez até trenzinho. “A banda era uma das atrações que eu mais esperava na programação cultural, pois gosto muito de samba e de carnaval. Quando vi que ia começar, não quis ficar olhando; decidi participar mesmo com o pé machucado. Acho que, se você tem a oportunidade de estar em um evento como a WFCP, tem de se esforçar para desfrutar de tudo e aproveitar ao máximo”, afirmou.

Compromisso com a inclusão

No Auditório Vitória, a solenidade começou com um vídeo feito pelo Youthcamp com a retrospectiva das atividades que antecederam a WFCP. Em seguida, oito autoridades assinaram a Declaração de Vitória: uma carta de compromisso com a promoção da educação inclusiva, lida pela presidente da WFCP e dos Colleges e Institutos Canadá, Denise Amyot.

“É um prazer ler uma declaração que fala sobre inclusão, pois esta é a chave para o sucesso da educação. Precisamos trabalhar juntos para que ela aconteça”, afirmou.

A carta sela o compromisso dos signatários, representantes de instituições de ensino de todo o mundo, para fazer da inclusão uma prioridade na educação. Ela também assegura que as estruturas governamentais reconheçam e respeitem todas as pessoas, incentivem o respeito e a compreensão aos grupos sociais marginalizados, e criem ambientes educacionais de integração.

Agradecimentos

Após a assinatura da carta, o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo, Denio Rebello, agradeceu aos colaboradores e equipe de apoio que trabalhou na organização simultânea do congresso da WFCP e da 40ª Reditec. “Vocês tornaram reais dois grandes eventos que receberam, juntos, mais de mil participantes credenciados e convidados de 16 países, como Alemanha, Namíbia, China e Reino Unido. Saio desta experiência convencido de que o ensino tecnológico é o caminho para a formação humana, e que precisamos melhorá-lo cada vez mais”, ressaltou.

A presidente da comissão central de organização dos eventos, Beatriz Toso, também agradeceu à equipe envolvida, que reuniu voluntários de diversos estados e Institutos Federais. “Temos a sensação de dever cumprido, fruto de um trabalho de planejamento e eficiência coletivos”, avaliou.

Em reconhecimento ao esforço de todos os responsáveis, a presidente da WFCP Denise Amyot, entregou um presente simbólico ao reitor Rebello, ao presidente do Conif, Marcelo Bender, à presidente da comissão organizadora, Beatriz Toso, e ao representante do Ministério da Educação, coordenador da política estruturante da Rede Federal, Edmar Almeida de Moraes.

WFCP 2018

A solenidade foi encerrada com o anúncio da próxima sede do congresso da WFCP, em 2018. Ele acontecerá em Melbourne, na Austrália, de 8 a 10 de outubro.

Com o encerramento desta edição, as atividades da 40ª Reditec seguem até terça-feira (27).

Gabriela Lapa Teles Barbosa – WFCP/Reditec 2016.