_GLR3258

São necessários diversos profissionais para a realização de um evento que recebe cerca de mil gestores de 16 países e de todos os estados brasileiros, como a 40ª Reditec e Congresso Mundial da WFCP. Mas uma categoria merece destaque: os voluntários, que deixaram de lado por alguns dias suas atividades normais – tanto de estudos e trabalho quanto de lazer – para dar suporte à organização e aos participantes.

O corpo de voluntários é composto por 62 estudantes e dez servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), selecionados por meio de edital, e atua em português, francês, alemão, espanhol, inglês e mandarim. Para a supervisora do grupo, Pietra Borchardt, a equipe atua de forma eficiente e pró-ativa na solução de problemas. “Este contato com gestores de vários lugares do mundo é extremamente importante para eles, além da possibilidade de adquirirem maior fluência em outro idioma”, explica.

De acordo com os voluntários, o maior benefício é se aperfeiçoar em outro idioma e realizarem intercâmbio cultural durante o evento. A aluna Jhulia Polleze, do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, afirma que já sente diferença em seu conhecimento e fluência no inglês. “Às vezes não temos como treinar outro idioma no dia-a-dia e aqui temos essa oportunidade”, diz. Jhulia conta que o evento é oportunidade de colaborar com a divulgação da cidade de Vitória para possibilitar novas parcerias. “É uma oportunidade que temos de demonstrar as possibilidades de nossa cidade para pessoas de várias partes do mundo”, diz.

A delegação chinesa está acompanhada por três voluntários que falam mandarim. Kaio Majewski Monteiro, aluno do curso de Engenharia Mecânica, conta que além de traduzir, a equipe às vezes precisa atuar como intermediária para situações de choque cultural. “Eles possuem alguma dificuldade de se expressar e por vezes querem que as coisas aconteçam muito rápido, aí temos que mediar algumas situações também”, afirma. Kaio aprendeu mandarim durante intercâmbio realizado na Austrália pelo programa Ciência Sem Fronteiras.

Para He Lei, integrante da delegação chinesa, a ajuda dos voluntários é vital para a participação no evento. “Sem eles não saberíamos nem para que lado ir, estaríamos totalmente perdidos”, brinca.

Os voluntários receberão certificados com horas complementares pela participação na Reditec e no WFCP. “Para a seleção, foram realizadas entrevistas na língua escolhida pelos candidatos”, afirma Pietra.

Colaboradores

Além da equipe de voluntários selecionada pelo edital, os eventos também contam com o suporte de toda a Rede Federal. Há equipes de colaboradores do próprio Ifes, instituição anfitriã, mas também estão presentes servidores de diversos Institutos Federais. Assessores Internacionais da Rede Federal e professores de línguas do Ifes trabalham na tradução de documentos, relatoria oficial e assessoram em reuniões de possíveis convênios internacionais. Vinte e cinco profissionais de Comunicação de vários estados brasileiros estão responsáveis pela cobertura do evento, alimentando sites e mídias sociais do evento. Uma equipe de dez profissionais de Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo cuidam do cerimonial e protocolo das diversas atividades do evento.

Gustavo Martins – WFCP/Reditec 2016.

_GLR3249