Diversas atividades culturais estão previstas durante os cinco dias de debates em torno da educação profissional. O canto dos Corais Maria Penedo e Camerata Ifes foi acompanhado na solenidade de abertura do WFCP e da Reditec 2016. Ainda no primeiro dia, a Orquestra Pop & Jazz do Ifes esteve presente no coquetel de abertura. E muito mais vem por aí.

Às 11 horas deste sábado (24) acontece a abertura oficial da exposição de arte Entre olhares, com a presença de alguns artistas. Às 15h30 está prevista a apresentação da banda do congo Konschaça. Com ritmo marcado por tambores e a casaca, as bandas do congo são uma das mais importantes manifestações da cultura popular tradicional do Espírito Santo.

Para Lara Rios Bueno, líder da Comissão de Cultura dos eventos, o propósito de trazer atividades culturais foi permitir que os presentes conheçam a identidade do Espírito Santo. “Temos a cultura negra, a pomerana, a portuguesa, a indígena, a música, a arte, ou seja, várias facetas da cultura capixaba que vai além das praias. Ao pensar as atrações para o WFCP e a Reditec procuramos proporcionar contato com as culturas e costumes do Estado. Em especial sobre a exposição Entre olhares, buscamos uma atividade permanente para o público”, salientou.

No domingo (25), acontece, às 15 horas, a apresentação cultural de marchinha de carnaval. Uma escola de samba promete transformar o evento numa grande festa. Já na segunda -feira (26), a partir das 11h30, é a vez do grupo de dança pomerana, que traz ao público 25 estudantes do Ifes Campus Centro-Cerrano, localizado em uma área marcada pela imigração pomerana.

Misturar tecnologia e cultura foi uma decisão estratégica da equipe organizadora do WFCP e da Reditec 2016. “Neste momento em que temos gestores reunidos nos eventos temos a oportunidade de mostrar que a cultura pode caminhar junto ao desenvolvimento tecnológico, pois a tecnologia também nasce de uma inspiração”, finaliza Bueno.

Nicole Trevisol – WFCP e Reditec 2016