A apresentação conjunta do Coral Camerata e do Coral Maria Penedo recepcionou, com o canto de músicas brasileiras e do Hino Nacional, os participantes da solenidade de abertura do 8º Congresso Mundial da WFCP e da 40ª Reditec. O evento tem como instituição anfitriã o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e discute “O papel da Educação Profissional no Século XXI”.  Participam representantes de mais de 20 países, além de alunos e gestores de instituições federais de ensino de todos os estados brasileiros.

“É muito importante para nossa instituição, o Ifes, ser anfitrião desse evento. Foram dois anos de preparação e sabemos dos desafios que a educação profissional e tecnológica enfrenta na atualidade”, destacou Denio Rebello Arantes, reitor do Ifes, ao abrir a solenidade. O coordenador nacional do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (Nepi) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) esteve representando o Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, e ressaltou que o apoio da Setec e do MEC ao evento se dá com o objetivo de fortalecer e internacionalizar a educação tecnológica no Brasil.

Denise Amyot, presidente da WFCP, animou a plateia quando, no discurso, fez o anúncio e pediu que os representantes dos cinco continentes que estavam presentes – Ásia, Europa, América do Norte, América do Sul e África – se levantassem, sob aplausos. O otimismo deu a tônica do pronunciamento de Denise Amyot, ao se referir ao momento atual mundial. “Estamos em um momento de encolhimento de recursos, mudanças mundiais, mas estamos aqui para conhecermos histórias e líderes inspiradores e experiências da juventude. Não resolveremos aqui os desafios da educação profissional, mas veremos as melhores práticas ao redor do mundo e teremos a oportunidade de aprender uns com os outros”, disse a presidente do WFCP.

O presidente do Conif, Marcelo Bender, ressaltou a importância da Rede Federal, hoje com mais de 850 mil matriculados, para o desenvolvimento da educação no Brasil e enfatizou a importância do evento: “Enxergamos nesse evento o marco dos balizadores que traçarão o futuro da Rede Federal. Cada passo adiante requer nossa profunda atenção”.  No encerramento da solenidade, Marcelo Bender e Denio Rebello homenagearam os integrantes da mesa de autoridades com uma lembrança, uma mini casaca, instrumento musical e um dos símbolos da cultura capixaba. Também estiveram presentes na abertura, a senadora Rose de Freitas e o presidente do Condetuf, Antônio César Pereira Calil.

WFCP – O Ifes é o organizador do WFCP 2016, que tem como realizadores: o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP) e o Ministério da Educação (MEC).

Adriana Souza Campos – Reditec/WFCP 2016.

Crédito: Mosaico Imagem