As Experiências Exitosas de Pesquisa, dentro da programação do Congresso Mundial WFCP e Reditec 2016, teve o compartilhamento público de dez casos por parte de professores de Institutos Federais de todo o país. Houve representantes dos Institutos Federais do Pará, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão e Rio de Janeiro.

Entre as pesquisas de sucesso apresentadas no evento, algumas chamaram particularmente a atenção da audiência, havendo pedidos para que modelos inovadores e eficientes possam ser instalados em outras unidades da Rede Federal, além das que originaram o trabalho.

Foi o caso do aplicativo Nutrição Total, apresentado pelo professor Edson Camilo de Moraes Júnior, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), como projeto do curso Técnico em Informática. O app, também disponível em sistema web, otimizou o planejamento da distribuição das refeições no Restaurante Universitário do Campus Maceió, auxiliando também a promoção da saúde. Por meio do agendamento prévio do consumo das refeições, houve a redução de 20% do desperdício de alimentos. O aplicativo também permite a visualização prévia do cardápio e o monitoramento do perfil do consumidor do restaurante, que pode inserir suas restrições alimentares, suas preferências, e entrar em comunicação direta com um nutricionista.

O Ifal também apresentou a Plataforma Institucional Comunica, por meio do professor Cleber Nauber dos Santos. O Comunica é um módulo de submissão de projetos de pesquisa que busca a transparência, rapidez e precisão no acesso ao conhecimento. O sistema integrou diversas bases do Ifal, e foi avaliado como de fácil manuseio, em pesquisas, por parte da comunidade do Instituto. Santos afirma que, se antes do Comunica eram recorrentes as queixas quanto à dificuldade de submissão de pesquisas, a implantação do módulo trouxe um aumento de 40% no número de projetos, sem custo de treinamento para os usuários. Os dados das pesquisas do Ifal estão todos tabelados e disponíveis ao público de maneira centralizada, com acesso simples a empresas que se interessem pelas soluções. “Criamos dados para tomadas de decisão estratégica, voltadas ao âmbito da pesquisa”, disse Santos.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Clodoaldo Machado, destacou-se ao falar do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2015. O projeto teve como objetivo realizar a capacitação em empreendedorismo e fomentar a pesquisa aplicada com prêmios, que totalizaram R$ 7 mil distribuídos entre cinco equipes que apresentaram os planos de negócios vencedores. Entre os projetos, houve o desenvolvimento de um drone salva-vidas, que em ambientes aquáticos pode levar os primeiros socorros a vítimas de acidentes. O programa capacitou um total de 226 alunos. “Estamos encaminhando o processo de registro de propriedade intelectual dessas ideias, e já há empresas interessadas”, disse Machado.

André Simões – Reditec/WFCP 2016